9.2.12

"E assim nasceu o Mega Lenço de Namorados"

Esta frase está inscrita na parede do hall de entrada do novo centro escolar de Vila Verde. À sua volta, dezenas de fotos narram as diversas etapas da construção deste enorme Lenço de Namorados, com 5,5 metros quadrados e formado por 'mosaicos' de linho. Só assim foi possivel concretizar este projeto coletivo, integrado no Plano Anual de Actividades, cujo objetivo, este ano, era "integrar a família na comunidade escolar", como referiu António Amaro, diretor do agrupamento de escolas de Vila Verde.


E o objetivo foi mais que atingido. Nesta empreitada participaram cerca de 3000 pares de mãos, "de alunos a professores, passando por auxiliares de educação, mães e avós", descreveu Angelina Vilaverde, a docente do primeiro ciclo que coordenou toda a ação desde a planificação até à conclusão deste mega Lenço. "Um olhar à nossa volta; descobrir e divulgar" era o tema do Plano de Actividades, que tornou-se lema de todos os envolvidos.

Na ação de apresentação, que contou com casa cheia, uma plateia formada por crianças do ensino básico, cantou músicas de "Boas-vindas", mostrando o orgulho de ser de Vila Verde; ouviu-se o poema "Vila Verde com Tradição" recitado pela aluna do terceiro ano do ensino báscio local, Lara Beatriz, e revelou-se finalmente o enorme pedaço de linho ricamente bordado. Um espetáculo magnífico.

Deu-se então voz à professora Angelina Vilaverde que descreveu todas as fases deste projeto: "Numa primeira fase ouvimos as artesãs, que nos alertaram para as dificuldades que iriamos atravessar. Depois fizemos um enquadramento junto das crianças, para que elas se familiarizassem com esta tradição, e esquematizamos tanto o material que seria necessário como a divisão de tarefas. Facilmente chegamos à conclusão que este mega Lenço só poderia concretizar-se se o trabalhassemos por peças, como um puzle. Fizemos o estudo do desenho e ultrapassamos a dificuldade de o aplicar à escala pretendida e em mosaicos. Depois entregamos os kits às crianças".

Não foram poucas as dificuldades encontradas,especialmente nesta fase final. Desde a aplicação do desenho, à junção final dos quadrados e acabamentos necessários para os harmonizar. "Unir cores e pontos diferentes motivou acertos finais para os quais contamos com a ajuda de mães e avós. E depois também na elaboração das bainhas e no revesilho".

O resultado é fantástico. Um mega Lenço de Namorados com 5,5 metros quadrados e um desenho único e exclusivo que enaltece as características do concelho.

"Este deve ser o maior Lenço de Namorados do Mundo" afirmou orgulhosa a vereadora da cultura e educação do município de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes. "Este lenço exprime o amor que os vilaverdenses sentem por aquilo que é seu. Os Lenços de Namorados têm uma mensagem forte que queremos partilhar com o mundo: valores como amor, paz, solidariedade, fraternidade...". 

"Este deve ser o maior Lenço de Namorados do Mundo" afirmou orgulhosa a vereadora da cultura e educação do município de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes, também ela com carreira na área do ensino. "Este lenço exprime o amor que os vilaverdenses sentem por aquilo que e seu. Os Lenços de Namorados têm uma mensagem forte que queremos partilhar com o mundo: valores como amor, paz, solidariedade, fraternidade... É isso que Vila Verde tem para partilhar com o mundo, através desta herança dos Lenços de Namorados".



Sem comentários:

Enviar um comentário

Namorar Portugal, Vila Verde