15.2.12

Gala Namorar Portugal 2012: Noite mágica distingue criação do vilaverdense Sérgio Sá (Cenatex)

Sérgio Sá, aluno da Cenatex, e natural da freguesia de Freiriz (Vila Verde) foi o grande vencedor do IX Concurso Internacional de Criadores de moda Namorar Portugal, que mais uma vez festejou o Amor, num evento brilhante que uniu um mega jantar romântico ao desfile de moda inspirado nos Lenços de Namorados. Esta edição fica marcada pela definitiva internacionalização do evento, com o desfile de uma criação de Agatha Ruiz de La Prada, e pela exibição do maior Lenços de Namorados do mundo.


"São os pássaros que se libertam do Lenço, levando as suas mensagens de amor ao mundo". Esta simbologia explicada pelo autor do coordenado, Sérgio Sá, aliada à excelência da sua confeção, convenceu o juri do IX Concurso de Criadores de Moda Namorar Portugal, arrecando assim o prémio máximo do concurso, atribuído pelo Município de Vila Verde. Para além disso, fica a curiosidade de ter sido o único homem a vencer entre mulheres este ano, já que os restantes prémios foram atribuídos a alunas das mais diversas escolas de design e moda do país: Catarina Morais, da Escola de Moda do Porto, ficou em segundo e Joana Lima, da E.T.G. de Barcelos, em terceiro. A 'Jovem Revelação' foi Isabel Vilaça da Esprominho, enquanto que o público optou pelo coordenado de Juliana Pereira, também da Cenatex. Este ano houve ainda a estreia de um novo prémio, que distingue o coordenado com maior 'Impacto Visual', que distinguiu a criação de Juliana Coelho, da Esprominho.

No total foram distribuídos prémios no valor total de 2.200 euros, tendo sido a gala que mais distinções fez, através de entidades parceiras do evento: Associação Industrial do Minho, Associação Comercial de Braga, Instituto Português do Desporto e Juventude, Diviminho e Foto Felicidade. A BMCar, outro dos parceiros do evento, sorteou ainda entre o público um fim-de-semana em Vila Verde, com estadia numa das casas de Turismo locais, ao volante do seu novo modelo Série 3, recentemente lançado.

Ao todo foram avaliados 99 coordenados dos 102 desfilados, de 12 escolas de moda e design, para além dos concorrentes independentes. Antes de subirem ao palco as criações dos estilistas consagrados - alguns deles participam desde a primeira edição do Namorar Portugal - como Anabela Baldaque, Nuno Baltazar, Nuno Gama, Fernando Fernandes e Filipe Faísca, foi tempo para desfilar a nova linha de praia inspirada nos Lenços de Namorados, da marca Enamorata, para mulher e para homem. O desfile dos estilistas consagrados foi este ano abrilhantado aiinda pela participação internacional de Agatha Ruiz de La Prada, que concebeu um coordenado e desenhou um Lenço de Namorados propositadamente para o evento.

A apresentação foi entregue a Iva Domingues, apresentadora da TVI, que considerou este "um regresso a casa". "Embora eu não seja de Vila Verde, mas de Braga, aqui ao lado, sinto um carinho muito especial por esta terra e por este evento, uma ligação que se prende a nível pessoal, através da atual vereadora da Cultura e Educação, Dra. Júlia Fernandes, que foi amiga do meu pai..." revelou a apresentadora ao público, logo no início do evento.

Iva Domingues foi uma das atrações da gala, a par do namorado, o ator e manequim Ângelo Rodrigues, ao surpreender, na fase do desfile das criações do estilistas nacionais, desfilando a criação de um dos seus criadores favoritos, Filipe Faísca. JáÂngelo apenas por duas vezes exibiu o charme que o caracteriza.

Para além deste feliz casal mediático, desfilaram ainda mulheres talentosas e bem sucedidas do espetro mediático como a manequim Carla Matadinho, que revelou orgulhosa a sua já notada gravidez, a apresentadora Joana Teles, que espalhou simpatia e profissionalismo, e a atriz Dânia Neto, que revelou ao vivo a sua extrema beleza e simplicidade.

No intervalo, subiu ao palco a artista Mia Rose, cujo talento foi revelado ao mundo através do youtube. Mia Rose, que canta temas compostos e escritos por si, maioritariamente em inglês, interpretou alguns dos seus êxitos mais conhecidos como 'Let Go', 'Friends in Love' ou mesmo o seu único em português 'Será'.

E por falar em figuras mediáticas, outra das que marcou presença para assitir ao evento foi o cantor e apresentador Carlos Alberto Moniz, que aceitou o convite da organização para estar novamente presente nesta noite mágica. Carlos Alberto Moniz apresentou recentemente o seu último trabalho discográfico - Lusofonias - cujo um tema original chama-se precisamente 'Lenço de Namorados' composto pelo próprio no ano passado, após ter assistido e se inspirado na gala Namorar Portugal, e que versa quadras integrantes nos bordados de Vila Verde.

Por fim referiri outra das atrações maiores do evento: o mega Lenço de Namorados, revelado durante a gala e denominado "o maior do mundo" pela vereadora da Cultura e Educação de Vila Verde, Dra Júlia Fernandes.

Confeccionado por cerca de 3000 pares de mãos, foi bordado por alunos, professores, mães e avós da comunidade escolar de um dos agrupamentos de Vila Verde, uma obra considerada já atração turística e que poderá ser vista ao vivo, na cooperativa Aliança Artesanal.



Vencedores do IX Concurso Internacional de Criadores de Moda Namorar Portugal:


  • 1º Prémio - coordenado 93, de Sérgio Sá, da Cenatex (Município de Vila Verde, 800 euros)
  • 2º Prémio - coordenado 29, de Catarina Luísa Alcantara Morais, da Escola de Moda do Porto (Associação Industrial do Minho, 400 euros)
  • 3º Prémio - coordenado 36, de Joana Lima, da E.T.G. Barcelos (Associação Comercial do Minho, 250 euros)
  • Prémio 'Jovem Revelação', coordenado 24, de Isabel Campos Vilaça, da Esprominho (Instituto Português do Desporto e Juventude, 250 euros)
  • Prémio 'Público', coordenado 85, de Juliana Pereira, da Cenatex (Diviminho, 250 euros)
  • Prémio 'Impacto Visual', coordenado 12, de Juliana Freitas Coelho, da Esprominho (Foto Felicidade, 250 euros)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Namorar Portugal, Vila Verde